Área de Membros

Faça o login abaixo para entrar na área de membros!

I REUNIÃO DE MONITORIA DO PAN AVES DA MATA ATLÂNTICA

Entre os dias 17 e 19 de outubro de 2018, aconteceu na Fazenda Nacional de Ipanema, em Iperó - SP, a II Reunião de Monitoria do PAN Aves da Mata Atlântica.

Durante estes dias, estiveram reunidos representantes de universidades (USP, UEFS, UFAL, UNESP, UERJ); órgãos ambientais estaduais de Alagoas, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia; Ministério Público de Alagoas; ICMBio (COPAN e CEMAVE); ONGs (SAVE Brasil – Birdlife e Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental; Parque das Aves e Polícia Rodoviária Federal (Alagoas). A Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB) foi representada nesta reunião pela Bióloga do Zoológico de Sorocaba, Luana Longon Roca.

Durante o encontro, os especialistas compartilharam os acontecimentos do último ano, atualizando os status de todas as ações previstas para a conservação dos 104 táxons de aves consideradas ameaçadas de extinção, constantes da Lista Nacional (Portaria MMA nº 444/2014) que estão contempladas no Plano de Ação Nacional em questão, coordenado pelo CEMAVE.

Na reunião, destacou-se o Acordo de Cooperação Técnica, firmado no ano de 2018 entre AZAB, ICMBio e MMA, que trata sobre a elaboração, implementação, manutenção e coordenação dos Programas de Manejo ex situ de Espécies Ameaçadas em Zoológicos e Aquários do Brasil. A jacutinga (Aburria jacutinga), que faz parte do PAN das Aves da Mata Atlântica e está Criticamente em Perigo de Extinção (CR), também consta na lista das 25 espécies inicialmente definidas para estes Programas.

A Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil vai atuar em colaboração com os coordenadores das ações que envolvem Educação Ambiental para conservação das espécies-alvo do PAN; auxiliar na elaboração de listagem de empreendimentos aptos a receber indivíduos destas espécies provenientes de ações de fiscalização e, ainda, cooperar no levantamento demográfico das aves de espécies deste PAN que se encontram sob cuidados humanos.

AZAB e seus membros pela conservação da biodiversidade brasileira!