Se aproxima a data do 46° Congresso Anual da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), que reúne os maiores especialistas da área de aquários e zoológicos do Brasil. Esse ano o congresso traz a temática “Aquários e Zoológicos na conservação da Biodiversidade azul e verde” e tem como Instituição Anfitriã, o Aquário Marinho do Rio – AquaRio.
Inaugurado em 2016 na Praça Muhammad Ali, no histórico bairro da Gamboa e inserido no projeto de revitalização do centro do Rio de Janeiro, o Porto Maravilha, o AquaRio foi fruto do esforço do biólogo marinho Marcelo Szpilman, co-fundador do Instituto Ecológico Aqualung. Desde sua criação, o AquaRio assumiu o compromisso institucional de fomentar a ciência e a educação ambiental produzida a partir do plantel do aquário marinho e em parceria com centros de pesquisa e universidades de destaque no estudo dos diversos organismos marinhos da costa brasileira. Hoje, o plantel do Aquário Marinho do Rio de Janeiro é composto por mais de 9000 espécimes de 281 espécies de organismos marinhos e de água doce. Muitas das espécies apresentam elevado grau de ameaça de extinção segundo os critérios da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), sendo foco de diversos estudos ao longo dos últimos sete anos de atividade.
As palestras do 46° Congresso AZAB acontecerão entre os dias 22 e 26 de agosto de 2023 em formato presencial, no Clube de Engenharia do Rio de Janeiro, localizado no centro da cidade. Já os minicursos serão divididos entre a sede do evento, o Aquário Marinho do Rio de Janeiro, e o BioParque do Rio, em São Cristóvão. A programação foi organizada com muito cuidado e traz debates sobre projetos de cooperação, destacando aquários e zoológicos como espaços de educação, pesquisa, bem-estar animal e sensibilização da sociedade para a conservação ambiental.
O tema deste ano faz referência à nossa biodiversidade, representada pela riqueza da fauna e flora, em contrastes geográficos que tornam as paisagens brasileiras cenários únicos em toda a biosfera. A cor azul representa todos os ecossistemas marinhos e a verde, os terrestres. As cores nos remetem a lembrar que Zoológicos e Aquários devem atuar, juntos, na conservação da biodiversidade a partir de programas, projetos e pesquisas dentro e fora de seus espaços.
Será uma grande ocasião para apresentar os trabalhos desenvolvidos por profissionais e estudantes da área, oferecendo ainda a oportunidade para todos que desejam se capacitar no manejo animal. A programação inclui palestras, minicursos e apresentações de trabalhos técnico-científicos. Ainda, haverá exposição de stands, atividades culturais e a realização de visitas técnicas aos bastidores do maior aquário marinho da América do Sul, o AquaRio.
Importante: só poderá realizar a inscrição no minicurso quem realizar inscrição no evento!
1) Poderão ser submetidos à avaliação trabalhos de pesquisas científicas e tecnológicas, experiências e/ou práticas de ensino-aprendizagem e relatos de casos ou experiências, que estejam de acordo com as normas do evento, inscritos por estudantes e professores do Ensino Técnico ou Profissionalizante, estudantes de Graduação ou Pós-graduação, docentes do Ensino Superior, pesquisadores, profissionais de Zoológicos ou Aquários, órgãos do governo e outros profissionais que atuem com animais silvestres, nas seguintes áreas de conhecimento:
A. Biologia
B. Comportamento e bem-estar animal
C. Medicina veterinária
D. Educação ambiental
E Nutrição animal
F. Gestão de zoos e aquários
2) A formatação do trabalho deve ser realizada com os seguintes critérios: página tamanho A4, letra Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, texto justificado, margens: superior e esquerda – 3,0 cm / inferior e direita – 2 cm, contendo:
- Título do trabalho apresentado em negrito e centralizado;
- Nome do Autor e Coautores (em número máximo de 07 participantes), iniciando pelo SOBRENOME seguido pelo nome, sendo os autores separados por ponto e vírgula;
- Nome do cargo ou função e da instituição de cada um dos participantes;
- Resumo em único parágrafo justificado, com 300 a 600 caracteres sem espaço;
- Palavras-chave: separadas entre si por ponto, seguindo em ordem alfabética, sendo no mínimo três e no máximo cinco palavras;
3) Componentes do trabalho:
A. Introdução
B. Objetivos
C. Metodologia
D. Resultados e discussão
E. Conclusão
F. Referências: a citação das referências deve seguir as normas ABNT – NBR 6023.
4) Observações:
- O trabalho não deve ultrapassar 3 páginas, contando com todos os seus elementos;
- Gráficos, tabelas e imagens poderão ser inseridos no trabalho, mas não são elementos obrigatórios. Quando da utilização destes elementos, torna-se obrigatória a citação destes previamente no texto. Estas ilustrações (tabelas, fotos, gráficos) deverão apresentar títulos numerados na parte superior e a fonte na parte inferior, com letra Times New Roman, tamanho 10. Além disso, as imagens devem ser legíveis e com boa resolução: 300dpi/jpeg;
- O participante, ao efetivar a submissão de trabalho(s), concorda com todas as regras do evento e autoriza a publicação do(s) mesmo(s) nos Anais, sendo de sua total responsabilidade o conteúdo apresentado;
- Serão consideradas somente contribuições científicas originais e enquadradas no escopo do evento, sendo vedada a submissão de trabalhos e pesquisas em fase de planejamento ou já publicados.
5) Para submeter o trabalho, o autor deverá acessar o link abaixo, preencher o formulário e anexar o resumo:
FORMULÁRIO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS6) Serão aceitos no máximo três trabalhos por inscrição (aceitaremos trabalhos de autores ou co-autores desde que inscritos no evento e preenchidos em formulários separadamente), sendo que a submissão dos mesmos somente poderá ser feita após o pagamento da taxa de inscrição e recebimento da confirmação de inscrição no evento, que deverá ser anexada ao formulário de submissão.
7) Após recebimento e avaliação dos trabalhos, estes serão deferidos ou enviados com as recomendações dos avaliadores da Comissão Científica para correção, quando necessário. Nestes casos, o retorno deverá ser feito dentro do prazo informado no calendário geral, caso contrário o trabalho será indeferido automaticamente. Uma vez aceito, o trabalho representa um compromisso definido do(s) autor(es) em apresentá-lo durante o Congresso, conforme metodologia encaminhada após aprovação, sob penalidade de não ser publicado nos Anais se houver ausência da apresentação.
8) Prazo de submissão dos trabalhos: de 20/04/2023 a 20/05/2023;
9) O banner para apresentação dos trabalhos deverá ter as seguintes dimensões: 120x90cm e seguir o modelo aqui disponibilizado (link para download será colocado em breve). Os mesmos deverão ser afixados no período do evento conforme escala a ser divulgada pela Comissão Organizadora.
10) Prazo para Submissão de Trabalhos:
- Submissão: de 20/04/2023 a 20/05/2023;
- Organização dos trabalhos submetidos e envio para as bancas avaliadoras: até 31/05/2023
- Devolutiva das bancas avaliadoras: até 20/06/2023
- Envio de resposta aos autores (aprovação, indeferimento ou necessidade de revisão): até 30/06/2023
- Envio da versão revisada (se houve necessidade): até 07/07/2023
- Envio de respostas finais (para trabalhos que necessitam de revisão): até 20/07/2023