Área de Membros

Faça o login abaixo para entrar na área de membros!

SOBRE O EVENTO

Entre os dias 22 a 26 de novembro de 2022, lideranças nacionais e mundiais de zoológicos e aquários estarão reunidos presencialmente no 45º Congresso da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil, organizado pelo Zoológico de São Paulo, e que terá como tema “Zoos e Aquários: uma visão de futuro”.

PARA SE INSCREVER, ACESSE O LINK

 

Mensagem

Os zoológicos e aquários no século XXI precisam ser espaços bem sucedidos, que atuem de forma efetiva, eficaz e eficiente para que possam cumprir seu papel como centros de conservação da biodiversidade.

A promoção de estratégias eficazes de conservação de espécies, a produção de conhecimento científico e a urgente necessidade de (re)conectar pessoas com a biodiversidade e engajar protagonismo socioambiental na sociedade são pilares essenciais que necessitam de reflexões e tomadas de decisão para orientar os caminhos dessas instituições.

Nesse sentido, o 45º Congresso da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil reunirá grandes lideranças nacionais e internacionais para dialogar sobre o tema “Zoos e aquários: uma visão de futuro”, nos dias 22 a 26 de novembro de 2022.

A 45ª edição do evento será organizado pelo Zoológico de São Paulo, e os participantes terão a oportunidade de vivenciar cinco dias presenciais de palestras, mesas redondas, minicursos, apresentações de trabalho em meio a Mata Atlântica do Zoo de São Paulo e do Jardim Botânico de São Paulo.

  

Informações gerais:

45º Congresso da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil

Data: 22 a 26 de novembro de 2022

100% Presencial

Palestras, mesas redondas, minicursos e visitas técnicas no Zoo de SP e Jardim Botânico de SP

Local: Zoológico de São Paulo

Certificado de participação

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Para ajudar você, participante, temos um documento com as Perguntas Frequentes e também uma relação de hotéis indicados.

OBS: Não há parcerias para descontos e benefícios, apenas a indicação de hospedagem de acordo com a distância do local do evento.

Perguntas frequentes - 45 Congresso AZAB

Relação hotéis - 45 Congresso AZAB

SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

1) Poderão ser submetidos à avaliação trabalhos de pesquisas científicas e tecnológicas, experiências e/ou práticas de ensino-aprendizagem e relatos de casos ou experiências, que estejam de acordo com as normas do evento, inscritos por estudantes e professores do Ensino Técnico ou Profissionalizante, estudantes de Graduação ou Pós-graduação, docentes do Ensino Superior, pesquisadores, profissionais de Zoológicos ou Aquários, órgãos do governo e outros profissionais que atuem com animais silvestres, nas seguintes áreas de conhecimento: 

A. Biologia

B. Comportamento e bem-estar animal 

C. Medicina veterinária 

D. Educação para conservação 

E Nutrição animal

F. Gestão de zoos e aquários

2) A formatação do trabalho deve ser realizada com os seguintes critérios: página tamanho A4, letra Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, texto justificado, margens: superior e esquerda – 3,0 cm / inferior e direita – 2 cm, contendo: 

- Título do trabalho apresentado em negrito e centralizado; 

- Nome do Autor e Coautores (em número máximo de 07 participantes), iniciando pelo SOBRENOME seguido pelo nome, sendo os autores separados por ponto e vírgula; 

- Nome do cargo ou função e da instituição de cada um dos participantes; 

- Resumo em único parágrafo justificado, com 300 a 600 caracteres sem espaço;

- Palavras-chave: separadas entre si por ponto, seguindo em ordem alfabética, sendo no mínimo três e no máximo cinco palavras;

- Componentes do trabalho:

A. Introdução

B. Objetivos

C. Metodologia 

D. Resultados e discussão 

E. Conclusão 

- Referências: a citação das referências deve seguir as normas ABNT – NBR 6023. 

3) Observações: 

- O trabalho não deve ultrapassar 3 páginas, contando com todos os seus elementos;

- Gráficos, tabelas e imagens poderão ser inseridos no trabalho, mas não são elementos obrigatórios. Quando da utilização destes elementos, torna-se obrigatória a citação destes previamente no texto. Estas ilustrações (tabelas, fotos, gráficos) deverão apresentar títulos numerados na parte superior e a fonte na parte inferior, com letra Times New Roman, tamanho 10. Além disso, as imagens devem ser legíveis e com boa resolução: 300dpi/jpeg;

- O participante, ao efetivar a submissão de trabalho(s), concorda com todas as regras do evento e autoriza a publicação do(s) mesmo(s) nos Anais, sendo de sua total responsabilidade o conteúdo apresentado;

- Serão consideradas somente contribuições científicas originais e enquadradas no escopo do evento, sendo vedada a submissão de trabalhos e pesquisas em fase de planejamento ou já publicados.

4) Para submeter o trabalho, o autor deverá acessar o link abaixo, preencher o formulário e anexar o resumo e o comprovante de pagamento da inscrição. 

5) Serão aceitos no máximo três trabalhos por inscrição (aceitaremos trabalhos de autores ou co-autores desde que inscritos no evento e preenchidos em formulários separadamente), sendo que a submissão dos mesmos somente poderá ser feita após o pagamento da taxa de inscrição e recebimento da confirmação de inscrição no evento, que deverá ser anexada ao formulário de submissão.

6) Após recebimento e avaliação dos trabalhos, estes serão deferidos ou enviados com as recomendações dos avaliadores da Comissão Científica para correção, quando necessário. Nestes casos, o retorno deverá ser feito dentro do prazo informado no calendário geral, caso contrário o trabalho será indeferido automaticamente. Uma vez aceito, o trabalho representa um compromisso definido do(s) autor(es) em apresentá-lo durante o Congresso, conforme metodologia encaminhada após aprovação, sob penalidade de não ser publicado nos Anais se houver ausência da apresentação. 

7) Prazo final para submissão de trabalhos: ENCERRADO!

8) O banner para apresentação dos trabalhos deverá ter as seguintes dimensões: 120x90cm e seguir o modelo aqui disponibilizado (Modelo Banner Congresso - AZAB 2022). Os mesmos deverão ser afixados no período do evento conforme escala a ser divulgada pela Comissão Organizadora. 

Prazo para Submissão de Trabalhos:

- Submissão: de 20 de julho a 20 de setembro!

- Envio de respostas finais (para trabalhos que necessitam de revisão): até 30 de outubro

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA*:

*Programação pode sofrer alterações (atualização realizada em 05/09)

Programação completa do congresso

horário
Atividade - Data 22/11/2022 (Terça)
local
08h00 - 10h00
Credenciamento
Credenciamento e retirada de materiais
Zoológico de São Paulo
10h00 - 10h30
Coffee Break
Coffee Break
Zoológico de São Paulo
10h30 - 12h30
PAINEL 1
Um olhar nacional, latino-americano e internacional para zoos e aquários (Mara Marques - AZAB, Representante - ALPZA e Clément Lanthier - WAZA)
Zoológico de São Paulo
12h30 - 14h00
Almoço
Almoço
14h00 - 15h15
PALESTRA 1
Experiências da Wildlife Conservation Society na conservação integrada de espécies ameaçadas (Carlos Durigan - WCS Brasil)
Zoológico de São Paulo
15h15 - 15h30
Coffee Break
Coffee Break
Zoológico de São Paulo
15h30 - 16h45
PALESTRA 2
One Biome Zoo - a atuação do Parque das Aves na conservação de aves da Mata Atlântica (Paloma Bosso - Parque das Aves, Brasil)
Zoológico de São Paulo
16h45 - 18h00
PALESTRA 3
O manejo de espécies no Loro Parque e Loro Parque Fundación para a conservação (Marcia Weinzettl - Loro Parque - Espanha)
Zoológico de São Paulo
18h00 - 18h30
Abertura Oficial
Abertura Oficial do Congresso
Zoológico de São Paulo
18h30 - 20h00
Coquetel de Abertura
Coquetel de Abertura
Zoológico de São Paulo
horário
Atividade - Data 23/11/2022 (Quarta)
local
08h00 - 10h00
MINICURSOS
Minicursos
Zoológico de São Paulo
10h00 - 10h30
Coffee Break
Coffee Break
Zoológico de São Paulo
10h30 - 12h30
MINICURSOS
Minicursos
Zoológico de São Paulo
12h30 - 14h00
Almoço
Almoço
Zoológico de São Paulo
14h00 - 15h15
PALESTRA 4
Educação e comunicação para conservação em zoos e aquários (Maria Antonieta - Zoo Lisboa)
Zoológico de São Paulo
15h15 - 16h30
PALESTRA 5
Avanços do Zoo de Guarulhos na conservação de espécies ameaçadas (Cláudia Igayara - Zoo de Guarulhos)
Zoológico de São Paulo
16h30 - 16h45
Coffee Break
Coffee Break
Zoológico de São Paulo
16h45 - 18h15
PAINEL 2
Um olhar nacional e internacional para jardins botânicos (Zenaide Nunes - Rede Brasileira de Jardins Botânicos e Representante - Botanic Gardens Conservation International)
Zoológico de São Paulo
18h30 - 19h30
PAINEL AZAB
Ações dos Comitês da AZAB
Zoológico de São Paulo
19h30 - 21h00
ESPAÇO AZAB
Sala 1: Encontro do GEAS Brasil (encontro interno) Sala 2: Processos de concessão em zoos e aquário brasileiros - BNDES (encontro interno)
Zoológico de São Paulo
horário
Atividade - Data 24/11/2022 (Quinta)
local
08h00 - 10h00
MINICURSOS
Minicursos
Zoológico de São Paulo
10h00 - 10h30
Coffee Break
Coffee Break
Zoológico de São Paulo
10h30 - 12h30
MINICURSOS
Minicursos
Zoológico de São Paulo
12h30 - 14h00
Almoço
Almoço
14h00 - 15h15
PALESTRA 6
O papel de Dallas World Aquarium na conservação de espécies para além dos muros da instituição (Carolina Arruda - Dallas World Aquarium, EUA)
Zoológico de São Paulo
15h15 - 16h30
PALESTRA 7
Como os zoos do séculos XXI atuam na conservação de espécies? Avanços e perspectivas do Beauval Nature do ZooParc de Beauval (Eric Ruivo - Zoo de Beauval, França)
Zoológico de São Paulo
16h30 - 18h00
INTERVALO - PROGRAMAÇÃO COPA DO MUNDO
COPA DO MUNDO - JOGO BRASIL X SÉRVIA
Zoológico de São Paulo
18h00 - 19h30
PALESTRA 8
A evolução dos zoológicos e aquários - perspectivas futuras no bem-estar animal (Dave Morgan e Margaret Whittaker - Wild Welfare)
Zoológico de São Paulo
19h30 - 20h15
PALESTRA 9
O uso de software nos estudos e registros de bem-estar animal em zoos e aquários (Dave Kleven - CEO Animal Care Software)
Zoológico de São Paulo
20h30 - 21h30
ESPAÇO AZAB
Sala 1: Acordos de Cooperação ICMBio/AZAB/ABEMA (encontro interno)
Zoológico de São Paulo
horário
Atividade - Data 25/11/2022 (Sexta)
local
08h00 - 10h00
MINICURSOS
Minicursos
Zoológico de São Paulo
10h00 - 10h30
Coffee Break
Coffee Break
Zoológico de São Paulo
10h30 - 12h30
MINICURSOS
Minicursos
Zoológico de São Paulo
12h30 - 14h00
Almoço
Almoço
14h00 - 15h15
PALESTRA 10
Um século de transformações: atuação do Zoológico de Zurique na conservação, educação e sustentabilidade (Severin Dressen - Zoo Zurich)
Zoológico de São Paulo
15h15 - 16h30
PALESTRA 11
Experiências da Wildlife Reserves Singapore na educação, pesquisa e conservação de espécies ameaçadas (Luis Carlos Neves - Wildlife Reserves Singapore, Singapura)
Zoológico de São Paulo
16h30 - 16h45
Coffee Break
Coffee Break
Zoológico de São Paulo
16h45 - 18h00
PALESTRA 12
Os esquecidos: a conservação de outras espécies em zoos e aquários (Gerardo Garcia - Chester Zoo)
Zoológico de São Paulo
18h00 - 19h15
MASTER PLAN
ZOO DE SP | BOT SP | SAFARI (Celso Grion - Effect e Cláudio Mass - Reserva Paulista)
Zoológico de São Paulo
19h30 - 20h00
Encerramento Oficial
Encerramento Oficial
Zoológico de São Paulo
20h00 - 22h00
Coquetel de Encerramento
Coquetel de Encerramento
Zoológico de São Paulo
horário
Atividade - Data 26/11/2022 (Sábado)
local
09h00 - 12h00
VISITA AO ZOO DE SP
Zoológico de São Paulo
12h00 - 14h00
Almoço
14h00 - 16h00
VISITA AO BOTÂNICO DE SP
Jardim Botânico de SP


Obs.: Cada minicurso terá duração de 12h e será ministrado nos dias 23, 24 e 25 de novembro de 2022. Só poderão se inscrever no minicurso, os participantes que já tiverem realizado a inscrição no evento geral.

Ministrante
Minicursos
local
Francis Cabana (Wildlife Reserve Singapore)*, Benjamin Tapley (London Zoo)*, Ricardo Garcia Pereira (USP), Eric Ruivo (Zoo Beauval), Dave Morgan e Margaret (Wild Welfare). *Participação online.
Animais terrestres sob cuidados humanos no século XXI: técnicas avançadas no manejo animal.
Organização: Fernanda Vaz Guida, Cybele Lisboa, Luan Henrique Morais, Angelita Capobianco, Lucas Carneiro e Renata Ardanaz
Zoológico de São Paulo
Eddie Manzanero (Xcaret)*, Juliana Formágio (Oceanic - Zoocare), Henrique Luis de Almeida (AZAB-Aquário Ubatuba). *Participação online
Animais aquáticos sob cuidados humanos no século XXI: manejo, conservação e pesquisa.
Organização: Federico Argemi
Zoológico de São Paulo
Renata Ardanaz (Zoo SP), Carolina Nery (Zoo SP), Angelita Capobianco (Zoo SP), Amanda Alves (Zoo SP).
Geriatria em animais sob cuidados humanos.
Organização: Cláudia Ontivero
Zoológico de São Paulo
Gianmarco Rojas (Parque Zoologico Huachipa); Fabrício Rassy (Zoo SP)
Desafios e soluções na contenção química ou anestesia dos animais silvestres sob cuidados humanos.
Organização: Fabrício Rassy
Zoológico de São Paulo
Juliana Tolentino (Exotic Imaging Consultant)* e Mirian Vác. *Participação online
Otimizando o diagnóstico por imagem em zoológicos e aquários.
Organização: Carolina Nery
Zoológico de São Paulo
Maria Antonieta Costa (Zoo de Lisboa)
Educação e comunicação para conservação: um olhar de futuro para os zoos e aquários.
Organização: Camila Martins
Zoológico de São Paulo
Representante da Effect Arquitetura e Gerenciamento de Projeto
Arquitetura da conservação: ambientes, bem-estar e educação.
Organização: Rachel Venturini e Micaela Queiroz
Zoológico de São Paulo
Yara Barros e Adrian Sestelo
Manejo de populações sob cuidados humanos como ferramenta para conservação.
Organização: Mara Marques e Marina Somenzari
Zoológico de São Paulo

Obs.: Palestras e Minicursos proferidos em Língua Inglesa terão tradução para o Português.