Área de Membros

Faça o login abaixo para entrar na área de membros!

Filiação

A IMPORTÂNCIA DE PARTICIPAR DA ASSOCIAÇÃO!

A Associação atua representando as instituições brasileiras e promovendo seu fortalecimento, sendo importante na defesa dos interesses coletivos dos Zoológicos e Aquários modernos. Confira mais informações sobre a atuação da AZAB:

- Envolvimento em eventos nacionais e internacionais, principalmente junto à ALPZA (Associação Latino-Americana de Parques Zoológicos e Aquários) e WAZA (Associação Mundial de Zoológicos e Aquários). Também participa de importantes audiências públicas, que discutem assuntos pertinentes ao funcionamento e papel dos Zoológicos e Aquários.

- Realização do processo de certificação em bem-estar animal, junto à ONG Wild Welfare. Esta certificação será uma importante ferramenta para promoção dos Zoológicos e Aquários, sendo também uma exigência da WAZA para a manutenção da AZAB como membra. Até o momento, 28 instituições já foram auditadas.

- Elaboração de uma nova proposta de Legislação para Zoos e Aquários em substituição da Lei Nº 7.173, de 14 de dezembro de 1983, atualizando o papel dos Zoológicos e Aquários modernos e os procedimentos a serem adotados pelas instituições brasileiras de acordo com parâmetros internacionais. Esta proposta foi elaborada junto à APAZA (Associação Paulista de Zoológicos e Aquários);

- Realização de Acordo de Cooperação Técnica com ICMBio (nº 3202386) para elaboração, implementação, manutenção e coordenação dos Programas de Manejo ex situ de Espécies Ameaçadas em Zoológicos e Aquários brasileiros. A realização destes programas será fundamental para as ações de conservação da fauna brasileira, demonstrando a relevância de nossas instituições;

- Realização de cursos, oficinas, workshops, simpósios, congressos e outros eventos de qualificação que são geralmente oferecidos gratuitamente ou com descontos a seus membros. Oportunizando assim a contínua capacitação dos profissionais e atualização dos parâmetros adotados em Zoológicos e Aquários, do ponto de vista ético e de bem-estar animal;

- Acesso aos materiais técnicos desenvolvidos pela Associação, voltados à conservação, pesquisa, educação e bem-estar animal, bem como outras publicações disponibilizadas para compartilhamento com seus membros;

- Participação em projetos, campanhas e outras ações coordenadas pela Associação, visando aumentar a conscientização dos visitantes e o engajamento da comunidade. Para tanto, são também disponibilizadas diretrizes e materiais lúdicos para auxiliar na execução destas atividades nas instituições;

- A implementação da Secretaria Executiva, responsável pelo encaminhamento de demandas, manutenção e atualização de levantamentos referentes aos Zoológicos e Aquários Brasileiros, bem como realiza a comunicação oficial da Associação perante os órgãos governamentais.

Portanto, evidencia-se a importância das instituições e profissionais brasileiros integrarem a AZAB para compartilhar de tais benefícios e também ter participação efetiva frente ao progresso dos Zoológicos e Aquários.

 

 CATEGORIAS DE ASSOCIADOS:

A - Associado Efetivo;

São associados Efetivos, os funcionários de Zoológicos e Aquários que possuem curso médio completo e comprovada atuação na área, aprovados pelo Conselho Consultivo da AZAB, e que estejam em situação regular com suas obrigações perante a Associação.

Cadastre-se aqui: Associado Efetivo

B - Associado Institucional;

São associados Institucionais, os Zoológicos e Aquários regularmente instalados, que se filiarem de acordo com as exigências do Estatuto e do Regimento Interno e que estejam em situação regular com suas obrigações perante a Associação.

Cadastre-se aqui: Institucional

C - Associado Colaborador;

São associados Colaboradores, os ex-funcionários e ex-diretores de Zoológicos e Aquários, e também pessoas ou entidades, do Brasil ou do exterior, que comungam com os objetivos e finalidades da AZAB, que se filiarem de acordo com os requisitos do Estatuto, e que estejam em situação regular com suas obrigações perante a Associação.

Cadastre-se aqui: Colaborador PF ou Colaborador PJ

D - Associado Honorário.

São associados Honorários, todos aqueles que prestarem benefícios de ordem moral ou material considerados de alta relevância para a Associação. Este título será conferido pelo Presidente da Associação, por decisões da Diretoria ou da Assembleia Geral Extraordinária, podendo ser proposto por qualquer dos associados efetivos ou Institucionais. 

 

COMO SER UM ASSOCIADO?

O proponente deve preencher a ficha cadastral, correspondente à sua categoria, que será submetida à Diretoria.

A ficha, devidamente preenchida, deverá ser enviada para o e-mail: secretaria@azab.org.br

Obs: No caso de Associados Institucionais será necessário o envio da Autorização de Manejo e Licença expedida pelo Órgão Competente.

Após aprovação da filiação, será necessário o pagamento da anuidade correspondente à categoria, através de boleto bancário, depósito ou transferência.

Importante: os associados serão contatados anualmente para renovação da sua filiação.