Área de Membros

Faça o login abaixo para entrar na área de membros!

QUEM SOMOS

HISTÓRIA

SZB agora é AZAB!

Historicamente, a SZB (Sociedade de Zoológicos do Brasil) foi idealizada e fundada em Sorocaba - SP, no dia 23 de setembro de 1977. Foram muitos anos de consolidação e crescimento, e durante este tempo, vários profissionais dedicaram seu tempo e seu conhecimento em prol desta entidade.

Para representar de forma igualitária os Zoológicos e Aquários dentro da Associação, na reunião de planejamento e assembleia anual, realizada no Congresso 2018 decidiu-se pela mudança da sigla, consolidando a missão da Associação de agregar os Zoológicos e Aquários do Brasil, visando seu desenvolvimento integral, melhoria e fortalecimento. 

Esta mudança irá valorizar ainda mais os compromissos assumidos, com a inclusão de novas instituições. Afinal, a sigla mudou, mas as responsabilidades e a evolução continuam!

Quem participou da Fundação da Associação?

Na primeira reunião de técnicos e diretores, em 1979, estavam presentes: Ladislau A. Deutsch, Milton S. Carollo, Luiz Almeida Marins Filho, Alter Rizzoli, José dos Santos Machado Filho, Raimundo David Monteiro Lima, Carmem Lucia da Silveira, Wenceslau Correa Lacerda, Afonso de Moraes Rego, Lazaro Ronaldo R. Puglia, Edmar José Kiehl, Antônio Caixeta, Marilene de Fátima Autuori, Maria Madalena Garcia, Dorival Chemin, Elmo Anastácio Silva, Miriam Costa de Andrade, Marilene de Fátima Lacerda, José Assis, João Batista, Ruy Nicaretta, Pelayo Magraner, Antônio Luis de Moraes e Carlos Alberto Pereira André.

As instituições representadas eram: Fundação Parque Zoológico de São Paulo, Parque Quinzinho de Barros, Parque Educativo de Goiânia, Parque Mourão de Leme, Parque Ecológico de São Carlos, Jardim Zoológico do Rio de Janeiro, Jardim Zoológico de Belo Horizonte, Jardim Zoológico de Brasília, Zoológico de Aparecida, Parque de Piracicaba, Fundação Parque Zoológico de Araçatuba e Parque Zoológico de Limeira.

 

ATUAÇÃO

A Associação é um excelente meio para conectar instituições em prol de um mesmo objetivo, para que juntas possam se fortalecer e conquistar melhores resultados. Assim, o interesse conjunto é atendido, os obstáculos superados e os benefícios são compartilhados por todos os partícipes, de forma muito mais efetiva do que seriam feitos isoladamente.

A AZAB (Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil) visa justamente integrar os Zoológicos e Aquários brasileiros, contribuindo com o desenvolvimento das instituições e inserindo-as na comunidade internacional, almejando tornar o Brasil um exemplo mundial de conservação ex situ e educação para conservação, através do engajamento em campanhas educacionais.

Por isto, mantém um trabalho de intercâmbio e cooperação com associações zoológicas no exterior, gerando alianças estratégicas para o estabelecimento de convênios que favorecem seus membros, como a Associação Latino-americana de Parques Zoológicos e Aquários (ALPZA), Associação Americana de Zoológicos e Aquários (AZA), Associação Europeia de Zoológicos e Aquários (EAZA), Associação Mundial de Zoológicos e Aquários (WAZA), Zoo Conservation and Outreach Group (ZCOG) e Species 360.

Para alcançar esta missão, a AZAB fornece aos associados apoio técnico, inclusive com a realização de cursos, workshops, simpósios, congressos e outros eventos para qualificação, ou alia-se à organizações que promovem tais atividades, oportunizando a contínua capacitação dos profissionais, para que os Zoológicos e Aquários do Brasil mantenham-se em constante evolução.

A Associação elabora materiais técnicos, buscando ajudar na melhoria da gestão como instituições zoológicas, que são compartilhados com seus membros. Bem como, ofícios e quaisquer documentos necessários para defender o interesse das instituições.

Diversos projetos e campanhas educacionais são coordenadas pela AZAB, visando estimular ações voltadas à conservação da biodiversidade e auxiliando os membros na implementação destas atividades. Importantes campanhas internacionais como: Semana Ciclo Siete, Dia Mundial da Vida Selvagem, Zoos e Aquários por 350, Biodiversidade Somos Nós são incentivadas pelo Comitê de Educação, que também realiza anualmente uma campanha específica aliada à um projeto de Conservação. Desde 2013, foram realizadas ações em prol da Anta, Tatus, Lobo-guará, Papagaios e Mico-leão-dourado, sendo o foco deste ano os Tamanduás e Cavalos-marinhos.

Outra importante atuação da Associação é facilitar a cooperação institucional e intercâmbio de conhecimentos, aproximando profissionais e instituições, aumentando a difusão das informações, colaborando para a gestão eficiente dos Zoológicos e Aquários, incentivando o trabalho de acordo com os mais elevados padrões éticos e de bem-estar animal.

 

MISSÃO DA ASSOCIAÇÃO: Agregar os Zoológicos e Aquários do Brasil, visando seu desenvolvimento integral, melhoria e fortalecimento. Para alcançar esta missão, a AZAB fornecerá apoio técnico e facilitará a cooperação, capacitação, intercâmbio de conhecimentos e a realização de pesquisas nas áreas de manejo, educação e conservação, para que as instituições zoológicas brasileiras tenham uma gestão eficiente e trabalhem dentro dos mais altos padrões éticos e de bem-estar animal.

VISÃO DA ASSOCIAÇÃO: Integrar e representar os Zoológicos e Aquários brasileiros, inserindo-os na comunidade zoológica internacional e sendo uma referência em conservação ex situ no país, participando dos programas oficiais de reprodução de espécies ameaçadas e colaborando com campanhas nacionais e internacionais de educação para a conservação. Ser a interlocutora da comunidade zoológica brasileira perante organizações governamentais e não-governamentais em assuntos de conservação da biodiversidade e de manejo de fauna silvestre sob cuidados humanos.