Área de Membros

Faça o login abaixo para entrar na área de membros!

Congresso

As principais lideranças mundiais em conservação da biodiversidade se reunirão entre os dias 6 e 11 de dezembro para um motivo nobre: debater o papel de zoológicos e aquários como protagonistas da conservação da biodiversidade. Eles participarão da 44ª edição do Congresso Anual da AZAB, organizado pelo o BioParque do Rio, em parceria com o Instituto Conhecer para Conservar (ICC). 

O evento, que será virtual, terá mais de 30 horas de conteúdo exclusivo com cerca de 80 especialistas palestrando e debatendo os principais assuntos sobre o tema “Zoos e Aquários como Centros de Conservação da Biodiversidade”, mesma proposta do projeto de lei (PL 3336/2019) que redefine o papel dessas instituições. A programação acontecerá de segunda à sábado, com mesas redondas durante a semana e dois minicursos inéditos. 

SERVIÇO

44º Congresso Anual da Associação de Zoológicos e Aquários

Zoos e Aquários como Centro de Conservação da Biodiversidade

De 6 a 11 de dezembro de 2021

100% ON-LINE

Certificado de participação

3 meses de acesso a todo conteúdo do congresso


Programação:

6 de dezembro

Tema central: Estratégias de Conservação

13h às 14h: Cerimônia de Abertura do Congresso

Convidados: Manoel Browne, diretor do BioParque do Rio, AquaRio e Paineiras Corcovado; Talita Uzêda, representante do Instituto Conhecer para Conservar; Pablo Morbis, CEO do Grupo Cataratas, Melquisedec Ferreira da Rocha, presidente da Fundação RioZoo; Hélio Bustamante Pereira de Sá, coordenador do núcleo de fauna do IBAMA RJ; Marcelo Cupello, gerente de fauna do INEA e Francisco Cavalcanti de Almeida, presidente do CFMV.

Moderação: Mara Marques, presidente da AZAB.

14h às 15h: Palestra “Conceitos da Coexistência Humano-Fauna”

Palestrante: Silvio Marchini, professor da ESALQ-Universidade de São Paulo.

Moderação: Mara Marques, presidente da AZAB.

15h às 16h30: Mesa-redonda “Conservação Ex Situ Global”

Convidados: Martín Zordan, CEO da WAZA; Thomas Christensen, técnico Ambiental do ICMBio, e ponto focal do Acordo ICMBio/AZAB; e Daniela Bueno, especialista ambiental da Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo (SIMA) e coordenadora do Subgrupo de Trabalho Conservação (GT ABEMA/FAUNA).

Moderação: Fabiana Rocha, coordenadora da CPSG Brasil.

16h40 às 18h10: Mesa-redonda “Centros de Conservação da Biodiversidade”

Convidados: Christian Olaciregui, coordenador do Comitê de Conservação da ALPZA; Marcelo Szpilman, presidente de honra do AquaRio; Cauê Monticelli, coordenador do CECFAU.

Moderação: Ana Raquel Gomes Faria, diretora de conservação da AZAB.

7 de dezembro

Tema central: Conservação Integrada

14h às 15h: Palestra “Movimentação de Fauna”

Palestrantes: Kira Mileham, diretora global da IUCN, e Nahomy De Andrade, Diretora da SSC Caracas.

Moderação: Talita Uzêda, gerente institucional e sustentabilidade do Grupo Cataratas.

15h às 16h30: Mesa-redonda “Desafios da Conservação Integrada no Brasil”

Convidados: Luís Fábio Silveira, professor do MZUSP; Erica Pacífico, líder do Grupo de Pesquisa e Conservação da arara-azul-de-lear; e Thiago Luczinski, médico veterinário do NEX.

Moderação: Alecsandra Tassoni Pereira, coordenadora de projetos na SAVE Brasil.

16h40 às 18h10: Mesa-redonda “Integração In Situ e Ex Situ”

Convidados: Gustavo Solis, coordenador veterinário da Fundación Rewilding Argentina; Marcelo Rheingantz, coordenador técnico do REFAUNA;  Gisele Lopes Nunes, pesquisadora do Instituto Tecnológico Vale; e Marina Rojas, coordenadora dos embarques do Avião Solidário na LATAM Cargo.

Moderação: Claudio Maas, gerente técnico do BioParque do Rio.

8 de dezembro

Tema central: Pesquisa em Zoos e Aquários

14h às 15h: Palestra “Ciência Oceânica”

Palestrante: João Correia, Diretor Geral da Flying Sharks.

Moderação: Carol Laaf, Bióloga de Manejo do AquaRio.

15h às 16h30: Mesa-redonda “Oportunidades de Pesquisa em Zoos e Aquários”

Convidados: Patrícia Ramos, coordenadora do Departamento de Pesquisas Aplicadas da Fundação Parque Zoológico de São Paulo; Marcos Oliveira, biólogo da Divisão de Áreas Protegidas da Itaipu; Mathias Dislich, pesquisador do Parque das Aves; e Rafael Franco, gerente técnico do Aquário Marinho do Rio de Janeiro.

Moderação: Talita Uzêda, gerente institucional e sustentabilidade do Grupo Cataratas.

16h40 às 18h10: Mesa-redonda “Integração entre Zoos, Aquários e Academia”

Convidados: Pedro Galleti, professor da UFSCAR; Marcelo Vianna, professor da UFRJ; Cristiane Pizzutto,professora da USP; e Eduardo Eizirik, professor da PUCRS.

Moderação: Cristiano Schetini, professor da UFOP.

9 de dezembro

Tema central: Educação para a Conservação

14h às 15h: Palestra “Inspirando o Futuro - O Impacto da Educação para a Conservação em Zoológicos e Aquários”

Palestrante: Judy Mann, estrategista de conservação da South African Association for Marine Biological Research (SAAMBR).

Moderação: Carolina Mandarino, educadora do AquaRio.

15h às 16h30: Mesa-redonda “Educação e Comunidades”

Convidados: Thiago Reginato, educador do Projeto Onças do Iguaçu; Sergio Morón, chefe do Departamento de Educação Ambiental do Mundo Marino; Igino Mercuri, colaborador da iniciativa El Taller Colectivo; e Marcelo Vidal, Analista Ambiental do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Sociobiodiversidade Associada a Povos e Comunidades Tradicionais do ICMBio; 

Moderação: Adriano da Silveira Ramos da Silva, educador do BioParque do Rio.

16h40 às 18h10: Mesa-redonda “Conectar Visitantes e Natureza”

Convidados: Camila Martins, fundadora da empresa em.prática - Consultoria em Projetos Educacionais; Natalia Maruscak, membro do comitê de educação da Associação Latinoamericana de Parque, Zoológicos e Aquários (ALPZA); e Humberto Mello, Gerente do Jardim Zoológico da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica de Belo Horizonte e membro do comitê de educação da ALPZA.

Moderação: Inacira Caliandro, coordenadora do comitê de educação da AZAB.

10 de dezembro

Tema central: Gestão de Zoos e Aquários

14h às 15h: Palestra “Bem-estar Animal em Zoológicos e Aquários”

Palestrante: Dave Morgan, fundador e diretor de campo da Wild Welfare.

Moderação: Helen Colbachini, responsável pelos Departamentos de pesquisa, bem-estar animal e conservação do Aquário de São Paulo.

15h às 16h30: Mesa-redonda “Certificações em Zoos e Aquários”

Convidados: Claudia Igayara, diretora de Departamento da AZAB; Paloma Bosso, diretora técnica do Parque das Aves; Paula Cerdán, coordenadora de Bem-estar e Conservação Animal da WAZA; Carolina de  Macedo Pinto, responsável pelo ISO-certificações para zoológicos e aquários da FPZSP.

Moderação: Claudio Maas, gerente técnico BioParque do Rio.

16h40 às 18h10: Mesa-redonda “Modelos de Gestão para Zoos e Aquários”

Convidados: Edson Evaristo, Diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna, que inclui o Zoológico Municipal de Curitiba, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba; Paulo Magalhães Bressan, presidente da FPZSP; Manoel Browne, diretor de operações do BioParque do Rio, Aquário Marinho do Rio e Paineiras-Corcovado; e Eduardo Rigotto, representante da Reserva Paulista.

Moderação: Talita Uzêda, gerente institucional e sustentabilidade do Grupo Cataratas.

18h10 às 19h: Cerimônia de Encerramento do Congresso

Convidados: Manoel Browne, diretor de operações do BioParque do Rio, Aquário Marinho do Rio e Paineiras-Corcovado; e Eduardo Rigotto, representante da Reserva Paulista.

Moderação: Mara Marques, presidente da AZAB.

11 de dezembro

9h às 17h: Workshop “Sistema de Suporte à Vida”

Convidados: Henrique Almeida, membro do comitê de aquários da AZAB, gerente técnico da Terramare e assessor do Aquário de Ubatuba; Federico Argemi, Coordenador Comitê Aquários ALPZA, biólogo do Oceanic Aquarium; Luciano Antonini, diretor de operações da AAT; António Peres Gomes, Especialista Sênior em Sistemas de Suporte à Vida da AAT; Rafael Franco, gerente técnico do AquaRio; Isabel Rivera, chefe do Aquário do Zoológico de Cali; e Andy Aiken, consultor global.

9h às 17h: Workshop “Práticas de Condicionamento Animal”

Convidados: Cynthia Cipreste, coordenadora do Comitê de Bem-Estar Animal da AZAB e bióloga responsável pela área de bem-estar animal FZB-BH; Roberta Manacero, chefe da Divisão de Bem-Estar Animal do Parque das Aves; Marina Schweizer, bióloga de condicionamento animal do BioParque do Rio; Amanda Morais, bióloga da FPZSP; Marisa Carvalho, chefe do Núcleo de Bem-Estar Animal do Zoo Brasília; Helen Colbachini, supervisora de biologia do Aquário de SP; Matheus Félix, biólogo chefe do AquaRio; Rafael Pagani, médico veterinário e responsável técnico do Zoológico de Pomerode; e Julio Reynoso, líder de comportamento animal do Temaiken.

Sobre as inscrições

As inscrições devem ser feitas na página https://congressoazab21.grupocataratas.com/l/NiICafABF1124 e todo o valor arrecadado será revertido em prol de pesquisas e ações de conservação que priorizam as espécies do Programa de Manejo ex situ de Espécies Ameaçadas coordenado pela AZAB.

Para as inscrições referentes à categoria de Estudante, Sócio Efetivo ou Colaborador da AZAB, Sócio Efetivo ou Aspirante da ABRAVAS, deve-se enviar para congressoazab21@grupocataratas.com com o comprovante de regularidade da referida categoria.

Não serão concedidos os descontos para sócios das Associações que não estiverem com sua anuidade quitada ou estudantes que não encaminharem comprovante de matrícula.

POLÍTICA DE CANCELAMENTO

Em caso de desistência em até 7 dias após a compra e 48h antes da primeira sessão (06/12/2021), o congressista terá direito de reembolso ou poderá transferir o valor de sua inscrição para outro congressista.

Após esta data não haverá mais reembolso do valor da inscrição. Somente transferência de inscrito.

PATROCINADORES

perfil2 ampligen-logo1

Submissão de Trabalhos Científicos

Nesta Edição, que será apenas virtual, não haverá submissão de trabalhos científicos.

Hospedagem