Área de Membros

Faça o login abaixo para entrar na área de membros!

Congresso

O 43º Congresso de Zoológicos e Aquários do Brasil será realizado entre os dias 21 e 25 de maio de 2019, na cidade de Belo Horizonte. A Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), gestora do Zoológico da capital mineira será a responsável pela organização desta edição, que também marca as comemorações do 60º aniversário deste Zoológico. 

A Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica tem a missão de promover ações e programas de educação e manejo ambientais, atividades de lazer, esporte, cultura e cidadania. Administrando uma área de pouco mais de 10,7 milhões de metros quadrados de áreas verdes, ricas em fauna e flora, a FPMZB é responsável pelo manejo de 75 parques espalhados por toda Belo Horizonte, o Jardim Zoológico, um Jardim Botânico, quatro cemitérios, uma capela velório e cinco centros de vivência agroecológica.

Primando pela valorização de atividades e projetos que visam à preservação da fauna e da flora e também à manutenção da qualidade de vida da capital e da beleza de suas áreas verdes, a FPMZB mantém uma equipe qualificada composta por biólogos, médicos-veterinários, engenheiros agrônomos, florestais e civil, tratadores de animais, jardineiros, contadores, geógrafo, paisagista, psicólogo, assistente social, técnico em edificação, arquitetos, jornalistas, advogados, assistentes administrativos, estagiários, entre outros. Ao todo, são cerca de 650 funcionários, entre concursados e terceirizados.

Uma equipe preparada para lidar com demandas bastante específicas de cada setor, e, ao mesmo tempo, garantir a saúde e o bem-estar dos animais, a manutenção dos equipamentos e exuberância das áreas verdes, além de promover a qualidade do atendimento ao público.

Sediando o 43º Congresso de Zoológicos e Aquários do Brasil, a FPMZB visa a promover um fórum amplo para debates e discussões de projetos de cooperação nacional e internacional, fortalecendo os Zoos e Aquários como espaços para a pesquisa e educação para a conservação ambiental. O evento pretende também integrar e destacar os Zoos e Aquários brasileiros como referência em conservação ex-situ no país, incentivando a participação nos programas oficiais de conservação e nas campanhas nacionais e internacionais de educação para conservação. Também está no centro das discussões desta edição o incentivo à realização de pesquisas nas áreas de biologia, manejo, nutrição e medicina veterinária de animais silvestres, educação para conservação e gerenciamento ambiental, buscando uma gestão eficiente e trabalho dentro dos melhores padrões éticos e de bem-estar animal.

VALORES DE INSCRIÇÃO

CATEGORIA Até 31/12/18 De 1/1/19 a 31/3/19 De 1/4/19 a 20/5/19
Estudante  R$ 260,00 R$ 312,00 R$ 390,00
Profissionais R$ 520,00 R$ 572,00 R$ 624,00
Sócio Efetivo da AZAB R$ 312,00 R$ 364,00 R$ 416,00
Sócio Colaborador da AZAB R$ 416,00 R$ 468,00 R$ 520,00
Sócio Efetivo da ABRAVAS R$ 468,00 R$ 494,00 R$ 546,00
Sócio Aspirante ABRAVAS R$ 390,00 R$ 416,00 R$ 468,00
Minicursos R$ 156,00 R$ 188,00 R$ 208,00
Minicurso ZCOG R$ 208,00 R$ 260,00 R$ 312,00

* Valores já incluem taxa de 4%, referente ao serviço do sistema Paypal para pagamento seguro.

OBS: Para as inscrições referentes à categoria de Estudante, Sócio Efetivo ou Colaborador da AZAB, Sócio Efetivo ou Aspirante da ABRAVAS, deve-se anexar ao final da ficha de inscrição o comprovante de regularidade da referida categoria ou encaminhar via e-mail (eventos@azab.org.br). Não serão concedidos os descontos para sócios das Associações que não estiverem com sua anuidade quitada ou estudantes que não encaminharem comprovante de matrícula.

POLÍTICA DE CANCELAMENTO

Em caso de desistência até o dia 31/03/2019 o congressista terá direito de reembolso de 70% do valor pago ou poderá transferir o valor de sua inscrição para outro congressista. Após esta data não haverá mais reembolso do valor da inscrição. Somente transferência de inscrito.

Programação completa do congresso

horário
Atividade - Data 21/05/2019 (Terça)
local
08h30 - 12h00
ASSEMBLEIA DA AZAB
08h30 - 12h00
VISITAS TÉCNICAS
12h00 - 13h30
ALMOÇO
13h30 - 17h00
VISITAS TÉCNICAS
13h30 - 17h00
ENCONTRO DE EDUCADORES: Participação de Katia Rancura (Fundação Parque Zoológico de São Paulo) e Projeto Tamar - OBS: Atividade restrita à funcionários que atuam com Educação Ambiental em Zoológicos e Aquários.
Teatro Francisco Nunes
18h30 - 19h30
ABERTURA OFICIAL - ACADEMIA, BEM-ESTAR E CONSERVAÇÃO: Dr. Robert Young (Universidade de Salford, UK)
Teatro Francisco Nunes
20h30 - 22h00
COQUETEL DE ABERTURA
horário
Atividade - Data 22/05/2019 (Quarta)
local
08h30 - 12h30
MINICURSOS
12h30 - 14h00
ALMOÇO
14h00 - 15h15
PALESTRA EDUCAÇÃO PARA CONSERVAÇÃO: Natália Maruscak (IZE Latino-américa) e Igino Mercuri (Comitê de Educação Ambiental ALPZA)
Teatro Francisco Nunes
15h15 - 16h00
PALESTRA PLANOS DE POPULAÇÕES E ZIMS: Mara Cristina Marques (Fundação Parque Zoológico de São Paulo)
Teatro Francisco Nunes
16h00 - 16h30
CAFÉ COM PROSA
16h30 - 16h45
MELHORES TRABALHOS
Teatro Francisco Nunes
16h45 - 18h30
MESA REDONDA PARCERIA UNIVERSIDADES - CONSERVAÇÃO EX SITU: Dr. Cristiano Schetini - UFOP, Dra. Angélica - PUC Minas e Prof. Renato Lima Santos - Escola de Veterinária da UFMG
Teatro Francisco Nunes
18h30 - 21h00
PROGRAMAÇÃO CULTURAL
horário
Atividade - Data 23/05/2019 (Quinta)
local
08h30 - 12h30
MINICURSOS
12h30 - 14h00
ALMOÇO
14h00 - 14h15
MELHORES TRABALHOS
Teatro Francisco Nunes
14h15 - 15h00
PALESTRA CONSERVAÇÃO E INTEGRAÇÃO EX SITU/ IN SITU: Dominic Wormell - DWCT, Jersey, UK.
Teatro Francisco Nunes
15h00 - 16h00
PALESTRA MEDICINA VETERINÁRIA DE PEIXES: Dr. Renato Leite Leonardo (Dr. Fish)
Teatro Francisco Nunes
16h00 - 16h30
CAFÉ COM PROSA
16h30 - 17h45
PALESTRA GESTÃO E BEM-ESTAR EM AQUÁRIOS: Henrique Luis de Almeida (Aquário de Ubatuba) e Cristiane Pizzutto (USP)
Teatro Francisco Nunes
17h45 - 18h30
PALESTRA CONSERVAÇÃO E BEM-ESTAR DE ELEFANTES: ZOOS E SANTUÁRIOS: Margaret Whittaker
Teatro Francisco Nunes
18h30 - 21h00
PROGRAMAÇÃO CULTURAL
horário
Atividade - Data 24/05/2019 (Sexta)
local
08h30 - 12h30
MINICURSOS
12h30 - 14h00
ALMOÇO
14h15 - 15h00
PALESTRA ZOOS E O PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO DE GORILAS: Neil Bemment (Coord. EEP Gorilas - Paington Zoo, UK) (*à confirmar)
Teatro Francisco Nunes
15h00 - 16h00
PALESTRA NUTRIÇÃO: Prof. Marc Claus (Universidade de Zurich)
Teatro Francisco Nunes
16h00 - 16h30
CAFÉ COM PROSA E FOTO OFICIAL
16h30 - 16h45
MELHORES TRABALHOS
Teatro Francisco Nunes
16h45 - 18h30
MESA REDONDA PARCERIAS E CONCESSÕES: Grupo Cataratas, Instituto Semeias e Zoo Pomerode (*à confirmar)
Teatro Francisco Nunes
18h30 - 19h00
SESSÃO SOLENE ZOO 60 ANOS: APRESENTAÇÃO DA HISTÓRIA DO ZOO E FPMZB
horário
Atividade - Data 25/05/2019 (Sábado)
local
08h30 - 12h30
MINICURSOS
12h30 - 14h00
ALMOÇO
14h00 - 15h00
PALESTRA BEM-ESTAR/ CONSERVAÇÃO/ EDUCAÇÃO: Hilda Tresz (Phoenix Zoo) (*à confirmar)
Teatro Francisco Nunes
15h00 - 16h00
PALESTRA GENÉTICA DA CONSERVAÇÃO: Prof. Fabrício R. Santos (UFMG)
Teatro Francisco Nunes
16h00 - 16h30
CAFÉ COM PROSA
16h30 - 18h00
AZAB E ICMBIO: PLANOS DE AÇÃO / AZAB - CAMPANHAS EDUCATIVAS 2018 / AZAB - ENTREGA DE CERTIFICAÇÃO EM BEM-ESTAR
Teatro Francisco Nunes
18h00 - 18h45
PALESTRA DE ENCERRAMENTO
Teatro Francisco Nunes
19h00 - 19h30
ENCERRAMENTO: Doug Cress (Diretor Executivo da WAZA)



Minicursos
Ministrante
local
ORTOPEDIA DE AVES
Dr. Plínio Mantovani (Médico Veterinário)
Sede da Prefeitura (Centro)
TERAPIAS COMPLEMENTARES NA MEDICINA DE ANIMAIS SILVESTRES
Dr. André Rebello (Médico Veterinário)
Sede da Prefeitura (Centro)
NUTRIÇÃO DE ANIMAIS SILVESTRES
Dr. Marc Claus (Médico Veterinário)
Sede da Prefeitura (Centro)
PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Igino Mercuri
Sede da Prefeitura (Centro)
MANEJO E BEM-ESTAR DE MEGAFAUNA
Margaret Whittaker (Animal Behavior Consultant)
Sede da Prefeitura (Centro)
ENRIQUECIMENTO E BEM-ESTAR: PRÁTICAS E PESQUISA
Robert Young e Cristiano Schetini (Biólogos)
Zoológico (Pampulha)
TAXIDERMIA: PREPARAÇÃO DE PELES PARA PESQUISA E EXPOSIÇÃO MUSEOLÓGICA
Leandro de Oliveira Marques (Biólogo)
Museu da PUC Minas (Bairro Coração Eucarístico)
MANEJO E BEM-ESTAR DE RÉPTEIS
Dave Morgan (Diretor da Wild Welfare)
Zoológico (Pampulha)
BEM-ESTAR PARA PROFISSIONAIS DE ZOOS (*à confirmar)
Hilda Tresz
Zoológico (Pampulha)
CONSERVAÇÃO E CRIAÇÃO DE BORBOLETAS
Marina do Vale Beirão (Bióloga) - UFMG
Sede da Prefeitura (Centro)
BEM-ESTAR E ENRIQUECIMENTO PARA AQUÁRIOS
Cristiane Pizzutto (Médica Veterinária) e Henrique Almeida (Oceanógrafo)
Sede da Prefeitura (Centro)
ENDOSCOPIA EM ANIMAIS SILVESTRES
Renato Leite (Médico Veterinário)
Sede da Prefeitura (Centro)

Obs.: Palestras e Minicursos proferidos em Língua Inglesa terão tradução para o Português.

Inscrição

- Sua inscrição só será confirmada pós pagamento.
- Após a confirmação do pagamento será possível enviar os trabalhos dentro do painel do participante.
 
Nome Completo   E-mail ( E-mail será usado como login para acesso ao painel )
Senha ( Crie uma senha para acesso ao painel com no mínimo 6 caracteres) Confirmar Senha
Telefone Celular (Preferencialmente com Whatsapp)
CPF: (Somente números) Selecione seu grupo
Estado: Cidade:
Endereço: Bairro:
Número: CEP:
Observação:
 
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CRACHÁ  
Cracha - Nome Cracha - Instituição
Deseja participar de um minicurso?  
Sim Não
   
     
Comprovante de Matrícula ou Sócio
   

Submissão de Trabalhos Científicos

INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

43º CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO DOS ZOOLÓGICOS E AQUÁRIOS DO BRASIL

 

1)      Poderão ser submetidos à avaliação trabalhos de pesquisas científicas e tecnológicas, experiências e/ou práticas de ensino-aprendizagem e relatos de casos ou experiências, que estejam de acordo com as normas do evento, inscritos por estudantes e professores do Ensino Técnico ou Profissionalizante, estudantes de Graduação ou Pós-graduação, docentes do Ensino Superior, pesquisadores, profissionais de Zoológicos ou Aquários, órgãos do governo e outros profissionais que atuem com animais silvestres, nas seguintes áreas de conhecimento:

  1. Biologia
  2. Comportamento e bem-estar animal
  3. Medicina veterinária
  4. Educação ambiental
  5. Nutrição
  6. Gestão
 2)      A formatação do trabalho deve ser realizada com os seguintes critérios: página tamanho A4, letra Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, texto justificado, margens: superior e esquerda – 3,0 cm / inferior e direita – 2 cm, contendo:
  • Título do trabalho apresentado em negrito e centralizado;
  • Nome do Autor e Coautores (em número máximo de 07 participantes), iniciando pelo SOBRENOME seguido pelo nome, sendo os autores separados por ponto e vírgula;
  • Nome do cargo ou função e da instituição de cada um dos participantes;
  • Resumo em único parágrafo justificado, contendo de 300 a 600 caracteres;
  • Palavras-chave: separadas entre si por ponto, seguindo em ordem alfabética, sendo no mínimo três e máximo de 5 palavras;
  • Introdução;
  • Objetivos: gerais e específicos;
  • Metodologia;
  • Resultados e discussão;
  • Conclusão;
  • Referências: a citação das referências deve seguir as normas ABNT – NBR 6023.

  3)      Observações:

  • O trabalho não deve ultrapassar 3 páginas, contando com todos os seus elementos.
  • Gráficos, tabelas e imagens poderão ser inseridos no trabalho, mas não são elementos obrigatórios. Quando da utilização destes elementos, torna-se obrigatória a citação destes previamente no texto. Estas ilustrações (tabelas, fotos, gráficos) deverão apresentar títulos numerados na parte superior e a fonte na parte inferior, com letra Times New Roman, tamanho 10. Além disso, as imagens devem ser legíveis e com boa resolução: 300dpi/jpeg.
  • O participante, ao efetivar a submissão de trabalho(s), concorda com todas as regras do evento e autoriza a publicação do(s) mesmo(s) nos Anais, sendo de sua total responsabilidade pelo conteúdo apresentado.
  • Serão consideradas somente contribuições científicas originais e enquadradas no escopo do evento, sendo vedada a submissão de trabalhos e pesquisas em fase de planejamento ou já publicados.

 4)      O trabalho deve ser enviado para o e-mail eventos@azab.org.br como um documento Word, sendo que o arquivo não deve ultrapassar 5 MB.

 5)      Serão aceitos somente (03) trabalhos por inscrição, sendo que a submissão dos mesmos somente poderá ser feita após o pagamento da taxa de inscrição e recebimento da confirmação de inscrição no evento, que deverá ser anexada ao e-mail de envio do artigo.

 6)      Após recebimento e avaliação dos trabalhos, estes serão deferidos ou enviados com as recomendações dos avaliadores da Comissão Científica para correção, quando necessário. Nestes casos, o retorno deverá ser feito em até 10 dias, caso contrário o trabalho será indeferido automaticamente. Uma vez aceito, o trabalho representa um compromisso definido do(s) autor(es) em apresentá-lo durante o Congresso, conforme metodologia encaminhada após aprovação, sob penalidade de não ser publicado nos anais se houver ausência da apresentação.

  7)      O banner para apresentação dos trabalhos deverá ter as seguintes dimensões: 120x90cm e seguir o modelo aqui disponibilizado (Clique aqui para fazer download: Modelo Banner Congresso - AZAB 2019). Os mesmos deverão ser afixados no período do evento conforme escala a ser divulgada pela Comissão organizadora.

 8)      Serão escolhidos os quatro melhores trabalhos para apresentação oral durante o evento. A avaliação das apresentações orais será realizada pela Comissão Científica e informada aos autores antecipadamente.

 Prazo de submissão inicia-se no dia 06 de março e encerra-se no dia 22 de abril.

Comissão Científica:

  1. Herlandes Tinoco - Médico veterinário
  2. Carlyle Mendes Coelho - Médico veterinário
  3. Angela Tinoco Pessanha - Médica veterinária
  4. Maria Elvira Teixeira - Médica veterinária
  5. Erika Fernandes Cipreste - Bióloga
  6. Cynthia Fernandes Cipreste - Bióloga
  7. Vivian Teixeira Fraiha            - Bióloga
  8. Marcela Lanza Bernardes - Bióloga
  9. Marcia Procópio Magalhães - Bióloga
  10. Valéria Pereira - Bióloga
  11. Luís Eduardo Coura Rocha - Biólogo
  12. Nadja Simbera Hemetrio - Bióloga
  13. Gislaine Vieira Xavier - Bióloga
  14. Rízzia Dias Botelho - Bióloga
  15. Karina Lúcia Pereira - Bibliotecária

Hospedagens

HOTEL OFICIAL: BELO HORIZONTE PLAZA

(Rua dos Timbiras, 1.660) – 700m do local do evento e em frente ao ao terminal final do ônibus Conexão Aeroporto.

Tarifas especiais para o evento:

Opções de quartos:

TARIFA ESPECIAL*

Standard Single

R$ 177,00

Standard Double

R$ 207,00

Superior Single

R$ 207,00

Superior Double

R$ 237,00

Superior Triplo

R$ 310,00

Suíte Single

R$ 237,00

Suíte Double

R$ 267,00

* + 5% ISS e R$3,00 de taxa de turismo (opcional)

 

OUTROS HOTEIS RECOMENDADOS

 

SAN DIEGO SUÍTES LOURDES 

Av. Álvares Cabral, 1181 – 1,5km do local do evento

SAN DIEGO SUÍTES LOURDES

TARIFA ESPECIAL (com taxas inclusas )

APTOS

SGL

DBL

TPL

STD

R$ 186,00

R$ 209,00

R$ 280,00

Localização

O 43º Congresso acontecerá em região central da capital mineira. Serão utilizados os espaços do Teatro Municipal Francisco Nunes, localizado dentro do Parque Municipal Américo Renné Giannetti (avenida Afonso Pena, 1.377, centro) e também salas e auditórios da sede do Executivo Municipal, localizadas todas próximas ao teatro, nos endereços: Avenida Augusto de Lima, 30 e Avenida Afonso Pena, 1.212.