Área de Membros

Faça o login abaixo para entrar na área de membros!

IV REUNIÃO DO PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO DO CERVO-DO-PANTANAL

Em comemoração aos 20 anos do Programa de Conservação em Cativeiro do Cervo-do-pantanal, foi realizada a IV Reunião entre os Participantes do Programa!

A reunião teve como objetivo avaliar estes 20 anos de conquistas e desafios, em prol da conservação da espécie, sendo também um momento importante para envolver todos os participantes do Programa. Por isso, foram convidadas todas as instituições, entre Zoológicos e criadores conservacionistas, mantenedores do cervo-do-pantanal, e a Zootecnista Cláudia Ladeira também esteve presente, representando a Diretoria da Associação.

O Prof. Dr. José Maurício Barbanti Duarte, que conduziu durante estas duas décadas as atividades de conservação, expôs o panorama do Projeto, abordando sobre os primeiros resgates, a população inicial e as instituições que fazem parte do Programa, finalizando com um breve relato dos 20 anos.

As instituições mantenedoras presentes também realizaram apresentações, falando sobre seu plantel, manejo, dificuldades encontradas, morte e nascimentos. Por fim, discutiu-se sobre nutrição, doenças, reprodução e parasitoses dos animais, permitindo às instituições trocar informações e sanar dúvidas que irão aperfeiçoar o incrível trabalho já desenvolvido.

A reunião foi realizada nas dependências do Núcleo de Pesquisa e Conservação de Cervídeos da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Jaboticabal-SP, consagrando o valoroso trabalho desempenhado pelo Núcleo para a conservação do Cervo-do-pantanal, que é também agora uma das espécies protegidas dentro dos Programas de Manejo ex situ de Espécies Ameaçadas, acordado entre a AZAB e o ICMBio.